1 de mai de 2015

Uma aulinha sobre; Parfum

 O que são e qual a diferença entre Eau de Parfum, de Toilette, de Cologne
Os perfumes são criados basicamente da mistura de água, solvente (geralmente álcool) e a essência da fragrância (também chamado de óleo).

E é na proporção existente entre a quantidade de essência em relação à água e ao solvente que está a diferença entre Eau de Parfum, de Toilette e Cologne. Quanto maior a porcentagem do óleo da essência no perfume, mais provavelmente se tratará de um Eau de Parfum, quanto menor a porcentagem mais se aproximará de um Eau de Cologne. No meio do caminho está o Eau de Toilette.

Ainda há uma quarta classificação chamada tão-somente de Parfum ou Perfume, que possui uma concentração de essência ainda maior que o Eau de Parfum.Eau de Parfum, o Eau de Toilette e o Eau de Cologne

Trata-se de uma classificação que não é muito antiga, foi feita assim por causa da indústria de Parfum e dos consumidores e seus gostos. Antigamente todos os perfumes eram pertencentes somente a uma categoria: a que corresponde hoje aos Parfum (Perfume).

Tão importante quanto conhecer as diferentes famílias olfativas, saber a diferença entre os Eau’s é crucial na hora da compra do perfume ideal.



PARFUM
O Parfum (Perfume) é conhecido internacionalmente como extrato de perfume, o mais puro, original, mais sofisticado.

Possui em sua composição de 15% até 40% de essência, e possui nas notas de coração o seu destaque.

Por possuir mais essência, este é o tipo de perfumes que possui maior fixação e duração sobre a pele, podendo chegar a até 7 horas, razão pela qual também é um perfume mais caro e mais raro, o que pode afugentar os consumidores menos exigentes ou que não gostem das fragrâncias chamativas.
Há algumas poucas fragrâncias deste tipo que dispensam até mesmo a água na composição, o que mostra o quão forte pode ser o cheiro destes perfumes.

Por isso, é preciso tomar cuidado para não exagerar no momento do uso. É aconselhável que se use uma pequena quantidade por dia, apenas nos pontos-chaves (punhos, cotovelos, pescoço, atrás das orelhas ou entre os peito) onde o corpo é mais quente e permite melhor exalar os aromas.
O Exemplo clássico deste tipo de perfume é o Coco, da Chanel.

 Apenas para dias frios.

EAU DE PARFUM
As fragrâncias Eau de Parfum têm na composição de 10% a 15% de essência, e podem durar na pele até 5 horas.

Este tipo de perfumes também tem como notas dominantes as de coração. Depois alguns minutos, assim que as notas de cabeça se esvaem, as notas de coração se apresentam por algumas horas.
Apesar de não ser tão forte quanto os Parfum, os Eau de Parfum também podem ser considerados como perfumes fortes, encorpados, e que por isso devem ser usados com cuidado.
Muitas pessoas utilizam estas fragrâncias nas roupas ou cabelo, o que também não pode ser feito de qualquer maneira, pois podem danificar os fios ou os tecidos.

É um perfume que também é recomendado para climas mais frios, mas não invernos tão rigorosos.




EAU DE TOILETTE
As fragrâncias classificadas dentro dos Eau de Toilette são aquelas que possuem de 5% a 10% de essência nas suas composições. Em média, dura até 3 horas sobre a pele.
É recomendado para climas tropicais, assim como o do Brasil, motivo pelo qual são facilmente encontrados nas nossas lojas.

Por possuir uma concentração menor de essência, estas fragrâncias podem ser usadas em maior quantidade e mais vezes ao dia, afinal de contas a duração na pele é curta. Por isso, leve-o na bolsa.

O perfume feminino Gabriela Sabatini, da marca de mesmo nome, é um Eau de Toilette.



EAU DE COLOGNE
Para os climas quentes, bem quentes, o ideal . São fragrâncias com essência de 2% a 5%.

O nome Cologne veio de um perfume de mesmo nome lançado em 1709, por Johann Farina, que utilizou o nome da cidade onde foi criado para batizá-lo: Cologne, Alemanha. Depois, o nome do perfume foi utilizado como referência à classe hoje chamada Eau de Cologne.
Exemplo; Tommy Masculino Eau de Cologne 30 ml, Tommy Hilfiger
A título de curiosidade, o mesmo aconteceu com a bebida Champagne, cujo nome foi utilizado numa bebida criada na região de Champagne, na França, e depois se espalhou como sendo um tipo próprio de bebida.
Este perfumes também podem ser chamados de Eau Fraiche ou Fresh Water, mas somente para perfumes femininos que têm menos de 3% de essência.

Podem ser usados em abundância e várias vezes ao dia, pois duram somente de 1 a 2 horas na pele.

As notas dominantes destas fragrâncias são as de cabeça/topo, o que proporciona maior prazer no momento em que o perfume é aplicado e a sensação de que o cheiro logo desapareceu.


Com estas informações sobre a diferença entre Eau de Parfum, de Toilette, de Cologne e o não tão conhecido Parfum você ficará mais seguro na próxima compra.

Você notou que quanto mais forte for a fragrância, ou seja, quanto maior a quantidade de essência na composição, mais caros serão os preços e maior será a duração da essência sobre a pele.


Não estranhe se você encontrar o mesmo perfume dentro de mais de uma das classificações acima. Pode acontecer que o mesmo perfume, a mesma essência, seja lançada em várias versões pelo mesmo fabricante. Mas como você sabe, há diferença entre eles, consistente na densidade da essência.

Nenhum comentário: