30 de ago de 2010

O que te inspira, Camila?

Naturalmente quem me inspira é Jesus e tudo que ele realizou me mostra verdadeiramente como Ele foi um cara singular.
SÓ ELE É UNICO.
Ele fez o que ninguém fez, falou o que ninguém falou, mudou a historia de muita gente. Ele se vestia de bondade.
Tudo o que Jesus tocou foi transformado. Eu me inspiro nas variantes da educação, de como nos na sociedade fazemos para termos sabedoria. Jesus ensinava o tempo todo.
Mas você pode estar se perguntando o que que a educação tem com esse papo de inspiração?
Simples. É por meio dela que nós entendemos como as coisas foram formadas, e a que processos fomos submetidos pra chegar até aqui, e sem educação de base não é possivel conviver com o ser humano... Pra mim ela é fundamental. Atraves da educação adquirimos sabedoria e traquejo.
E envolvida na formação do carater de uma pessoa que já atua na sociedade, estou viceralmente mergulhada nos desdobramentos da educação.
Na minha vida (pq tenho anseido de terminar a faculdade, fazer umas outras e correr o mundo vendo minhas coisas, e pelo Lucas Verçosa de Paiva)
As universidades surgiram para promover instrução aos clericos. Grandes universidades, como Oxford, Princeton, Cambridge e Yale, surgiram para formar pastores e missionários. A universidade de Harvard foi fundada com investimentos do reverendo John Harvard.
Tão vendo aqui como é importante quem se dispoe dentro do ministerio, ou quem se intitula cristão/ possuidor de fé, ser no minimo educado? Procurar se envolver com os estudos e saber sobre o que é que se passa pelo mundo?


.
Está gravada na pedra na entrada de Harvard a seguinte mensagem;

"DEPOIS DE DEUS HAVER NOS TRAZIDO EM SEGURANÇA À NOVA INGLATERRA, DE HAVERMOS CONSTRUÍDO NOSSAS CASAS, PROVIDO AS NECESSIDADES DA NOSSA COMUNIDADE, CONSTRUÍDO TEMPLOS PARA ADORARMOS A DEUS, E ESTABELECIDO UM GOVERNO CIVIL, UM DOS NOSSOS PROXIMOS ANSEIOS E PELO QUAL LUTAMOS FOI UM APRENDIZADO AVANÇADO, E SUA PERPETUAÇÃO PARA A PROSPERIDADE; COM A PREOCUPAÇÃO DE NÃO DEIXAR UM PASTOR SEM CONHECIMENTO PARA AS IGREJAS, QUANDO OS PASTORES DE HOJE REPOUSAREM NO PÓ".

Antes do Cristianismo não havia o conceito de educação em massa. Uma das figuras centrais na produção da educação para todos foi Calvino. Em Genebra ele realizou um trabalho que se tornou um modelo para os nossos dias em todo mundo.
Os protestantes defendiam a ideia de que o proposito da educaão é tornar Deus conhecido entre as pessoas e ensina-las quem ELE era.
Muito legitmo para quem levou até as ultimas consequencias as ideias protestantes, não?!
Aquilo tudo era uma maneira de seguir a diante com a reforma, uma maneira de levar o povo a ler a biblia e ter SUAS PROPRIAS conclusões.
Defendendo assim o principio do senso critico e da analise dos acontecimentos para depois formar uma opinião.
O resultado disso é que as nações mais influenciadas pelo modelo proposto por Calvino, receberam melhor educação, em virtude da ênfase na Palavra de Deus.
Nas nações de influencia predominantemente cristã protestante, o índice de de alfabetização variou de 94 a 99%.
Hoje em dia, mais do que nunca, estudar em uma universidade é essencial para a preparação do induviduo que atua na sociedade...
Precisamos de pessoas influentes com voz ativa para a transforamação do que está vigorando ai...
Você que me le, (ou a a propria Luna) deve estar achando esse papo muito chato, mas é que eu estou realmente triste em ver como o cenario das faculdades sairam desse polo pra um outro totalmente diferente...
Formam algumas (muitas) pessoas que saem delas sem saber nada, ou que só vão à faculdade para tantas outras coisas que não estudar...
Desviando o foco para o qual elas foram sonhadas...
Estou ansiosa por voltar a estudar, e decidindo se continuo no direito ou se encaro  com paixão e cara de pau o curso de teologia  porque educação pra mim, vai muito além do que aprendemos com a "vivência" do lado de fora das faculdades.
Vivendo dentro dessa realidade que seja pelo menos lembrado o motivo pelo qual deu-se o surgimento delas. Que a minha vivencia seja sadia e que respeite a individualidade do outro.
Pq o mundo gira, e ele gira bem rapidinho.

O que me inspira?
Educação.Cordialidade.Honra
Isso me inspira e muito.


ps: tive que postar no blog.

Nenhum comentário: